Notebooks

 

Principais pontos para avaliar na hora de comprar um notebook

www-blogit-com-br-Principais-pontos-para-avaliar-na-hora-de-comprar-um-notebook.jpg

Saber o que avaliar na hora de comprar um notebook pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas. Existem muitos termos técnicos e características que, às vezes, nem sabemos direito para que servem. E, para poder te ajudar nessa tarefa, iremos listar aqui alguns pontos importantes que deverão ser levados em consideração para descomplicar na hora da compra!

 

Primeiramente, por que devo comprar um notebook?

Os principais atrativos que esse tipo de equipamento traz é quanto sua versatilidade e facilidade de manuseio e instalação, por ser um computador portátil.

 

A possibilidade de trabalhar do sofá de casa ao escritório corporativo, acessando seus arquivos, programas e aplicativos de forma prática, lhe dá autonomia suficiente para exercer sua necessidade onde quer que você esteja!

 

Qual será a finalidade?

Poderão existir diversas razões ou necessidades para quem pretende adquirir um notebook. Por isso, é muito importante você entender para qual finalidade será seu uso.

As utilidades mais comuns são: estudo, trabalho e lazer.

 

Para cada uma, o notebook contará com recursos especiais que vão atender o objetivo específico.

 

Por exemplo: Para quem pretende trabalhar, o bacana é considerar quais tarefas serão realizadas. Tarefas simples, como criação de documentos, e acesso a e-mail, um modelo menos sofisticado pode dar conta do recado. Mas, em casos de necessidade em rodar sistemas ou programas mais pesados, como editor de fotos e vídeos, será indispensável um notebook mais potente.

 

Pontos importantes na hora de escolher!

Processador

O processador é peça fundamental de um notebook. Ele é basicamente o cérebro na máquina, comandando todas as funções. É ele quem vai garantir o bom desempenho nas tarefas.

 

Lembrando, para tarefas mais pesadas e atividades que exigem mais do equipamento, é importante escolher um modelo com processador potente, de preferência os de última geração.


 

Memória RAM

 

A memória RAM atua basicamente de forma conjunta com o processador, para entregar uma resposta mais rápida. E, a lógica é simples, quanto mais memória RAM seu notebook tiver, mais ágil ele será, mesmo utilizando várias funções simultaneamente.

 

Atualmente o mínimo recomendado para garantir a fluidez seria de 8GB.

E, novamente, avalie sempre qual será sua demanda e necessidade.


 

Placa de vídeo

 

A placa de vídeo é o componente responsável por fazer a leitura e exibição de imagens na tela, como por exemplo: fotos, vídeos, gráficos e programas.

 

Existem os notebooks que possuem placa de vídeo integrada, para tarefas mais simples, como navegar pela internet, edições de foto mais básicas e etc.

 

Mas se o objetivo é editar vídeos pesados, ou mexer em algum outro programa específico, o ideal seria comprar um modelo com placas dedicadas, para um desempenho superior.


 

Armazenamento (SSD)

 

O armazenamento também é bastante importante, pois é basicamente o espaço que você vai ter disponível para salvar seus documentos, fotos, vídeos ou outros tipos de arquivos.

 

Opte sempre por notebooks que acompanham uma SSD para o armazenamento.

As SSDs são as sucessoras das antigas HD's. Possuem tecnologia superior, justamente por possuir uma velocidade de leitura maior, em poucos segundos.

 

Com a SSD seu notebook ligará em poucos segundos, após acioná-lo.


 

Conexões e portas

 

Os tipos de conexão disponíveis em um notebook devem ser levados em conta, pois serão muito utilizados no dia a dia do usuário.

 

Fique sempre atento quanto a quantidade de entradas USB (usadas para conectar pen drive, mouse e teclado); entradas para fones de ouvido e microfone; portas HDMI; entradas de rede (porta ethernet); leitor de cartão SD ou micro SD; conexão Wi-Fi e Bluetooth.


 

Tela

 

Existem dois aspectos principais sobre uma tela de notebook. Esses que são:

 

O tamanho da tela, que medimos em polegadas. A escolha poderá variar de acordo com sua preferência. Uma boa alternativa são máquinas com 14”.

 

Já o segundo aspecto é quanto a resolução de tela. Atualmente o Full HD é a definição de tela mais comum, por conta de sua ótima qualidade de cor e definição de imagem.

 

Telas com tecnologia touch screen também são outro tipo de opção disponível no mercado, mas isso pode encarecer ainda mais o produto.


 

Bateria e autonomia

 

Possuir alta autonomia de bateria é o desejo de muitos usuários que precisam usar notebook, geralmente em locais que não se consegue usar um carregador.

 

Fique sempre atento na capacidade e autonomia da bateria ao comprar seu equipamento. Assim você saberá quanto tempo ele consegue ficar ligado sem precisar carregar.


 

Outros recursos

 

Em um notebook vão existir outros recursos disponíveis que são essenciais, como uma webcam, leitor de impressões digitais ou tela touch screen (citado anteriormente).

 

Então, se você busca algo especial, dê sempre uma olhada se o equipamento desejado possui esse tipo de funcionalidade.

 

Seu notebook ideal está na Ifontech!

Na Ifontech você encontra várias opções com ótimo custo-benefício, acesse nosso site e confira!

 

Nossa indicação especial:

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

Por Jonathan Brito | 04 de Setembro de 2023