Energia Solar

Como funciona um sistema de energia solar off grid e on grid?

 

GettyImages-1150723141-2000x1125.jpg

 

O sistema de energia solar fotovoltaica vem crescendo e ganhando espaço por todo mundo (incluindo o Brasil), sendo a melhor opção em fonte limpa e renovável de carga, bem próximo ao patamar da energia eólica na matriz elétrica de vários países. Sendo que, esse tipo de energia se divide em dois sistemas: o de energia solar off grid e on grid.

 

Como-funciona-um-sistema-de-energia-solar.jpg

Usina Fotovoltaica em Pirapora, MG - Solis Energia

A Usina Fotovoltaica de Pirapora em Minas Gerais, umas das maiores da América Latina, possui um Complexo Solar com mais de 1,2 milhão de placas que geram esse tipo de energia, dando a possibilidade da instalação de um sistema de geração de energia individual em residências, estabelecimentos e indústrias.

 

E quando se opta em realizar a instalação, pode-se optar pelo on grid ou pelo off grid, sendo que cada um possui vantagens e desvantagens, e essa escolha depende do contexto local e das necessidades de cada usuário.

 

Quais as diferenças entre energia solar off grid e on grid?

Todo abastecimento de energia residencial está conectado pela rede pela qual a energia elétrica é transmitida. Quando se instala um sistema elétrico em um local, este pode ou não continuar conectado à rede elétrica. Mas caso o sistema local esteja conectado ao fornecimento externo de energia, ele é chamado de on grid.

 

Já o sistema off grid, por sua vez, é totalmente autônomo, ou seja: ele não está conectado à rede de distribuição da concessionária da região local. Sempre trabalhando de forma isolada, sua única fonte de energia disponível no local é proveniente das placas fotovoltaicas devidamente instaladas para capturar a luz solar. E para conseguir armazenar carga suficiente, capaz de fornecer energia quando a geração não ocorre, o modelo off grid conta com um banco de baterias para armazenamento do excedente produzido.

 

Os controladores de carga e inversores de corrente elétrica são outros componentes que complementam o sistema de energia fotovoltaica off grid, transformando a corrente contínua gerada nas placas solares em corrente alternada, utilizada em equipamentos elétricos.

 

Mas qual sistema de energia solar é melhor: off grid ou on grid?

A resposta para essa questão é: cada caso é um caso.

 

De maneira geral, o sistema off grid possui um custo maior na questão de instalação e manutenção, porém ele fornece alta autonomia em relação a distribuição convencional, sendo uma ótima opção para locais remotos, como empresas, chácaras e locais mais afastados, onde a rede elétrica padrão não chega.

 

O sistema on grid tem a vantagem de menor custo de instalação, porém, é importante observar que, por estarem conectados à rede, locais que possuem este tipo de sistema de energia devem seguir as regulamentações locais e pagar taxas estabelecidas por lei.

 

Se interessou em como o sistema de energia solar pode trazer benefícios para o seu dia-a-dia? Aqui na Ifontech você encontra o kit de painel solar mais adequado para a sua necessidade.

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

Por Jonathan Brito | 10 de Julho de 2023