Energia

 

Para que serve um nobreak e qual modelo ideal para seu negócio?

 

www-blogit-com-br-Para-que-serve-um-nobreak-e-qual-modelo-ideal-para-seu-negócio.jpg

 

Você obviamente já deve saber ou ter ouvido falar sobre o que é um nobreak, certo? Se a resposta for não, fique ligado que o BlogIt vai explicar tudo sobre esse dispositivo tão indispensável para sua empresa ou negócio.

 

Um nobreak nada mais é que um dispositivo que assegura seu equipamento eletrônico, caso haja algum tipo de distúrbio na rede elétrica da sua casa ou escritório.

 

Um exemplo prático seria a situação, onde você está no ambiente de trabalho e, de repente, ocorre a interrupção do sistema de energia elétrica. Neste caso, seu computador desliga sem te dar a chance de salvar o documento que passou horas trabalhando, fora o risco de seu aparelho queimar.

 

Se você já se sujeitou a isso, sem dúvida, não quer que se repita, afinal, pode lhe custar muito caro. E, infelizmente, não existe uma maneira para impedir ou adivinhar quando esse tipo de imprevisto pode acontecer, mas é possível se prevenir.

 

Principal função de um nobreak

Funcionando como um condicionador de energia de fácil instalação (basta apenas conectar na tomada), ele recebe a energia da rede elétrica e, em casos de distúrbios, transforma em energia limpa e estável.

 

O nobreak, em outras palavras, atua basicamente como um escudo quando há oscilações na rede elétrica, protegendo os equipamentos e evitando danos.

Já em situações de queda de energia, ele impede que desliguem de forma brusca, preservando e muito a vida útil dos aparelhos.

 

Sem contar que, na ausência total de energia elétrica, o nobreak consegue manter eletrônicos ligados por um período de tempo, dando mais chances de finalizar e salvar suas atividades com calma, de forma segura.

 

Tipos de proteções presentes em um nobreak

 

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Registrando em 2020 cerca de 120 milhões de descargas elétricas em território nacional.

Sabendo disso, entendemos que o nobreak é um dispositivo essencial tanto para ambientes domésticos quanto corporativos. Projetado com um avançado sistema de estabilização inteligente, com baterias internas que carregam de forma automática enquanto a rede está em seu pleno funcionamento.

 

Em situações de interrupção do sistema elétrico, ele está preparado para entrar em ação, com energia suficiente para manter os equipamentos funcionando. Entretanto, existe um limite de tempo, que vai depender muito de dois fatores: 

 

  • O número de baterias que o modelo possui (com inúmeras opções no mercado)
  • E da sua potência que deve ser, pelo menos, 30% maior do que a potência final dos aparelhos conectados.

 

Diferenças entre um nobreak e estabilizador

 

O estabilizador também foi desenvolvido para defender os eletrônicos das oscilações de energia, porém é um aparelho mais antigo e com tecnologia inferior. Suas chaves seletoras, fusíveis e tomadas de saída, transformam as tensões altas e baixas, mantendo os níveis elétricos estáveis.

 

Sua função é basicamente ser uma espécie de filtro que recebe e analisa a corrente elétrica, estabilizando antes de enviá-la ao aparelho. Desse modo, protege-se de sobrecargas, surtos e tensão, sub e alta tensão.

 

Já um nobreak, em casos de interrupção da rede elétrica, consegue segurar funcionando por certo tempo os equipamentos conectados nele, diferente do estabilizador que não possui essa capacidade justamente por sua falta do sistema de baterias em seu interior.

 

Resumindo, um estabilizador pode te ajudar a segurar certas tensões elétricas, mas quem realmente vai te salvar de perda de arquivos, documentos e até mesmo da queima de equipamentos será o nobreak!

 

Tipos de nobreak disponíveis

Agora, você já sabe o que é um nobreak, como ele funciona e qual sua importância. Mas antes de realizar sua compra, é preciso ter o conhecimento de mais uma informação importante, o modelo de nobreak.

 

Atualmente, existem três tipos de nobreaks. Esses que são:
 

  • Semi senoidal

 

Esse modelo possui ondas quadradas com maior oscilação. Ou seja, quando há queda de energia, leva algumas frações de segundos para identificar o problema e começar a alimentar os aparelhos. 

 

Assim sendo, não são indicados no caso de aparelhos muito sensíveis. Orienta-se o uso desse tipo de nobreak no caso de computadores, modem, Wi-Fi, sistema de alarme e eletrodomésticos simples, por exemplo.

 

  • Senoidal
     

Já os senoidais produzem onda pura com as mesmas características daquelas emitidas pela rede elétrica. De acordo com a necessidade, regula a tensão antes de enviá-la para os equipamentos. A mudança para o modo bateria é tão rápida que nem dá para perceber.

 

Como são ondas perfeitas, recomenda-se esse tipo de nobreak tanto para automatizações residenciais e comerciais quanto para todos os tipos de aparelhos, incluindo os mais poderosos como Smart TVs e PCs gamers.

 

  • Dupla conversão
     

Por último, temos o nobreak de dupla conversão, também conhecido como online. No caso desse modelo, a corrente é contínua. Isso acontece graças ao carregamento constante de suas baterias. 

 

Possui também um transformador isolador que duplica a proteção. Dessa forma, indica-se para equipamentos muito sensíveis como aqueles usados em emergências de hospitais, grandes servidores, instrumentos musicais, entre outros.

 

Por outro lado, vale ressaltar que não se deve conectar aparelhos como microondas, forno elétrico, impressoras à laser, copiadoras e aparelhos com motor AC como, por exemplo, refrigerador, furadeira, ventilador, liquidificador e aspirador de pó a qualquer modelo de nobreak.

 

Modelos mais indicados pela Ifontech

Grandes marcas como APC e SMS são sucesso de venda, confiabilidade e segurança.

Separamos especialmente para você, dois modelos: Um nobreak 1200VA e outro 1500VA, que trazem tudo o que você precisa para te manter seguro.

 


Aqui na Ifontech você encontra uma variedade em Nobreak SMS, Nobreak APC entre outras marcas, para poder aproveitar, não correr mais riscos e proteger seus equipamentos e tarefas no trabalho.

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

Por Jonathan Brito | 24 de Julho de 2023