Energia Solar

 

Painel Solar | Entenda a importância da manutenção e limpeza regular

www-blogit-com-br-Painel Solar-Entenda-a-importância-da-manutenção-e-limpeza-regular.jpg

Você sabia que o acúmulo de poeira em um painel solar pode reduzir em até 25% a produção de energia? Ações simples e que não demandam alta frequência são fundamentais para manter o funcionamento em perfeito estado. Entenda aqui!

 

Vida útil do equipamento

Os painéis fotovoltaicos compõem toda a estrutura do sistema de energia solar, sendo o principal elemento para o funcionamento. Ele é fabricado geralmente com silício (matéria-prima) e projetado para ter uma vida útil de até 25 anos, dependendo dos cuidados e manutenção.

 

Basicamente, na instalação, os módulos são sustentados por uma resistente estrutura de alumínio ou aço inoxidável, garantindo eficiência e segurança do sistema. A fixação das placas solares são feitas com materiais semicondutores, captando radiação solar e transformando em energia elétrica, para ser consumida através de um inversor on-grid. Esse inversor transforma a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada, para uso e consumo.

 

Manutenção regular garante bom desempenho

Placas solares têm uma durabilidade estimada em 25 anos, conforme dito anteriormente, mas com manutenção periódica, essa estimativa pode ser prolongada, sem deixar a eficiência ser comprometida também.

 

Especialistas recomendam que os proprietários realizem revisões e limpezas das placas ao menos uma vez por ano.

É importante que na revisão, seja verificado o estado das conexões elétricas, cabos e analisar o sistema fotovoltaico por meio do aplicativo de monitoramento disponível, que traz todo o desempenho do equipamento e possíveis falhas na produção de energia caso exista.

 

A falta de manutenção poderá resultar em perda da eficiência energética, aquecimento em excesso e riscos à segurança.

 

Principais problemas que podem ocorrer:

 

  • - Condensadores com mau contato: a vibração dos painéis podem causar mau contato nos condensadores de             circuitos abertos, ocasionando perda de energia.
     
  • - Inversor falhando: os inversores são a parte mais crítica do sistema de energia solar, por isso é importantíssimo         monitorar e realizar manutenções frequentes.
     
  • - Falta de análise no sombreamento do local.
     
  • - Erro no dimensionamento da bitola dos cabos e disjuntores de proteção.

 

Como é realizado o procedimento de manutenção e limpeza?

É recomendado que toda manutenção e limpeza das placas de painel solar sejam feitas exclusivamente por técnicos especializados.

 

Qualquer uso de produtos químicos abrasivos ou objetos pontiagudos e metálicos podem prejudicar e comprometer todo o desempenho do sistema. Sem contar que, ao acessar o telhado ou local onde estão instalados os módulos, se não houver uma atenção na locomoção, subir, pisar ou apoiar os pés, máquinas de limpeza e ferramentas sobre os módulos, suportes, cabos e plugs, também podem danificar e/ou prejudicar o bom funcionamento do sistema como um todo.

 

A limpeza precisará acontecer seguindo todas as diretrizes informadas pelo fabricante, e geralmente, apenas água corrente é utilizada, sempre no sentido de inclinação de onde o material foi instalado.

 

Outro detalhe importante é que o sistema de geração de energia precisará ser desligado antes que todo procedimento de manutenção aconteça.

 

Contratar uma equipe especializada e devidamente treinada será sempre a melhor decisão a ser tomada, pois possuem os equipamentos de segurança necessários, para garantir pleno funcionamento, limpeza e manuseio da forma correta.

 

Garanta já seu painel solar na Ifontech!

Se você busca economia de energia de forma rentável, a Ifontech pode te ajudar com as melhores opções em Kit de energia Solar disponíveis no mercado. Acesso nosso site e aproveite!

 

  •  

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

 

Por Jonathan Brito | 23 de Outubro de 2023