Workstation

 

O que é uma Workstation e qual sua funcionalidade?

29/01/2024

www-blogit-com-br-O-que-e-uma-Workstation-e-qual-sua-funcionalidade.jpg

É muito comum, ao pesquisarmos modelos de computadores em lojas físicas ou online, depararmos com opções classificadas como Workstation. Essas que são esteticamente muito semelhantes com um desktop normal, porém, seu preço elevado chama a atenção por se tratar de um equipamento que consegue entregar muito mais do que um computador padrão. Hoje vamos explicar um pouco sobre o que são as Workstations e quais suas utilidades.

 

O que é uma Workstation?

 

Direcionado para atividades profissionais, uma Workstation é um computador que entrega alto desempenho no processamento de dados, suprindo as necessidades e demandas de uma empresa.

No Brasil, o termo “Workstation” também pode ser traduzido como estação de trabalho.

 

Seu tipo de configuração de hardware poderá variar bastante, onde normalmente o foco em busca cai sempre dentro de três requisitos iniciais: capacidade de processamento da CPU, capacidade de processamento da GPU (placa de vídeo) e quantidade de memória RAM.

 

Isso porque, uma Workstation é direcionada a tarefas exigentes, necessitando de poder no processamento de dados, conforme vimos anteriormente.Tais tarefas onde, um computador de uso pessoal, não conseguiria atender, devido ser menos potente.

 

Entre essas tarefas, são:

 

  • - desenho industrial;
  • - projetos de construção civil;
  • - edição de imagens;
  • - produção de animações;
  • - modelagem 3D;
  • - pesquisa científica;
  • - simulação física;
  • - Big Data;
  • - realidade virtual;
  • - diagnósticos médicos complexos

 

Utilizações e aplicabilidades

 

Vão ser inúmeras as áreas que poderão ser atendidas por uma Workstation, dependendo da escolha e do tipo de configuração, condizente com as suas tarefas. Como por exemplo, na modelagem 3D para criação de cenários de jogos, é indispensável que a estação de trabalho tenha integrada uma placa de vídeo bastante poderosa, já para projetos voltados em simulações, o mais interessante será ter uma grande quantidade de memória RAM.

 

Os exemplos citados acima ressaltam os componentes que devem ser escolhidos de forma mais criteriosa, mas isso não significa que a definição das demais peças não mereça atenção.

 

É claro que, uma combinação de hardware ruim, ou seja, uma placa de vídeo potente + um processador de entrada mais fraco, poderá causar gargalos no desempenho. Por este motivo, uma Workstation costuma possuir configurações mais avançadas.

 

A capacidade de armazenamento de dados é outro detalhe importantíssimo na escolha de um Workstation, pois é muito provável que sua escolha também será com base no máximo de informações que o equipamento poderá armazenar.

 

Tipos de Workstation disponíveis

 

Atualmente você encontrará 3 modelos diferentes de Workstation no mercado, esses que são:

 

  • Workstation “tipo gabinete”
  • Workstation móveis
  • Workstation tipo “rack”
  •  

 

Workstation “tipo gabinete”

Semelhantes com um desktop doméstico por seu formato e tamanho já conhecido, Workstations do tipo gabinete seguem a mesma lógica, no sentido de que, você poderá trocar componentes ou até mesmo expandir hardware da mesma forma com mais facilidade.

 

Modelos desse tipo podem ser produzidos por empresas focadas nesse nicho, quanto por grandes fabricantes, como Dell, Lenovo e HP.


 

Workstation móvel

Alguns profissionais tendem a preferir e achar mais interessantes estações de trabalho móveis. Essas que possuem formato de notebook, podem ser transportadas com certa facilidade, sendo muito úteis para designers que precisam viajar muito, ou engenheiros que precisam exercer uma função a partir do local de uma obra, por exemplo.

 

Além de mais poderosas que um notebook comum, workstation móveis possuem geralmente mais portas USBs e conexões de vídeo HDMI.

 

 

Workstation “tipo rack”

Possuem formato horizontal, com certa semelhança a um switch de rede. E, por este motivo, são máquinas desenvolvidas para serem instaladas em racks.

 

São modelos extremamente úteis para aplicações que dependem de duas ou mais workstations trabalhando em conjunto. Podem condicionar várias estações de trabalho em um só ambiente físico, para que cada uma seja acessada remotamente, via rede.

 

Workstation é na Ifontech!

 

Está precisando de um Workstation? A Ifontech pode te ajudar na escolha. Acesse nosso site e confira nossas opções disponíveis.

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

 

Por Jonathan Brito | 29 de janeiro de 2024