Projetores

 

O que devo considerar na hora de comprar um projetor?

www-blogit-com-br-o-que-devo-considerar-na-hora-de-comprar-um-projetor.jpg

A utilização de um projetor é indispensável para apresentações profissionais, aulas interativas em escolas, universidades ou até mesmo para sessões de cinema em casa.

 

Mas, assim como na escolha de qualquer televisor, notebook ou smartphone, é necessário pesquisar e entender melhor como encontrar um aparelho dentre tantas opções, que realmente se encaixe nas suas necessidades do dia a dia.

E, para isso, selecionamos alguns dos principais pontos que devem ser considerados antes da compra de um projetor.

 

Taxa de lúmens e resolução

Da mesma forma que a potência de som é medida em Watts, medimos a potência luminosa do projetor pelos lúmens. São eles que vão definir a qualidade da imagem projetada.

 

É sempre importante entender em qual ambiente o aparelho será usado. Para salas pequenas o mais indicado são os projetores de 500 a 1.000 lúmens. Já em cômodos maiores, com baixa exposição à luz, se dá preferência para aparelhos com cerca de 2.000 a 4.000 lúmens.

 

Também vão existir situações onde o usuário precisará utilizar em ambientes externos, e a melhor opção será de um projetor, com pelo menos 4.000 lúmens, uma vez que a luminosidade do local exigirá “potência extra” da tecnologia do aparelho.

 

É importante destacar que quanto menor a taxa de luminosidade do ambiente, melhor qualidade de imagem você receberá. Um exemplo perfeito sobre isso são as salas de cinema, que são totalmente escuras e entregam ótima qualidade.

 

Quanto à resolução, também é necessário entender onde o projetor será usado. Para apresentações em empresa ou reuniões, aparelhos com resolução de 1.024 x 768 pixels conseguem suprir a necessidade tranquilamente.

 

Caso o intuito seja para entretenimento, como assistir um filme ou jogar videogame na sala, vale a pena investir em um dispositivo com resoluções Full HD (1.920 x 1.200 pixels) ou até mesmo 4K (3.840 x 2.160 pixels).

 

www-blogit-com-br-o-que-devo-considerar-na-hora-de-comprar-um-projetor 3.jpg

 

Taxa de contraste

Outra característica que atua em conjunto com a taxa de lúmens é a taxa de contraste.

Sendo responsável por indicar a diferença entre tons claros e tons escuros nas imagens projetadas.

 

Vamos supor que se um projetor indicar um contraste de 10.000:1, significa que o branco mais brilhante é dez mil vezes mais brilhante que o preto mais escuro na tela. Resumindo na prática, quanto maior for a taxa de contraste, mais nítidas ficam as cores.

 

Conexões

Certifique-se de que o projetor tenha o tipo de conexão necessário para atender aos seus dispositivos.

 

As opções mais comuns são HDMI, VGA e USB (Bluetooth).

É possível encontrar um modelo que possua todos os tipos de conexões, isso resultará em um aparelho mais versátil porém mais caro, você deverá ter isso em mente.

 

*Em casos onde o dispositivo possui apenas entradas VGA, existe a opção de utilizar um adaptador HDMI para o compartilhamento de tela de notebooks ou PCs compatíveis com essa entrada.

 

www-blogit-com-br-o-que-devo-considerar-na-hora-de-comprar-um-projetor 2.jpg

 

Vida útil da Lâmpada

Outra parte considerada essencial quando pensamos em um projetor é a lâmpada. Uma lâmpada possui uma vida útil limitada, sendo assim, verifique qual a duração média, tanto em modo de uso normal, quanto em modo econômico.

 

Tamanho e portabilidade

Sempre considere o espaço onde você usará o projetor no critério do tamanho e portabilidade do equipamento.

 

Em casos onde o projetor fique instalado em um suporte fixo, o tamanho não será tão relevante. No entanto, caso precise estar sempre mudando ou transportando para vários lugares procure projetores menores e mais leves.

 

Compre seu projetor na Ifontech!

Se neste momento você já conseguiu entender quais critérios deve-se levar em conta para comprar um projetor, agora seu próximo passo é adquirir um aqui na Ifontech.

 

Temos uma grande variedade de marcas, modelos e tamanhos que se adequam a sua necessidade. Venha e confira!

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

Por Jonathan Brito | 07 de Agosto de 2023