Energia

 

Nobreak senoidal ou semi-senoidal? Entenda a diferença

05/02/2024

www-blogit-com-br-Nobreak-senoidal-ou-semi-senoidal-Entenda-a-diferença.jpg

Você já se perguntou qual a diferença entre um nobreak senoidal e semi-senoidal? Basicamente, cada um deles possui uma funcionalidade específica, portanto, para que o equipamento funcione e atenda com qualidade as demandas, você precisará entender a diferença entre cada modelo, como e onde vão ser utilizados. Vamos te contar tudo hoje!

 

Funcionalidade de um nobreak

 

Primeiramente, precisamos entender que um nobreak é um equipamento que filtra a energia elétrica que irá fornecer e alimentar o equipamento, impedindo interrupções na falta de abastecimento. Isso permite que o dispositivo dependente de um nobreak funcione mesmo sem energia elétrica, e dependendo da amperagem das baterias, o tempo pode ser maior ou menor em duração.

 

Sua outra função é de filtrar a energia fornecida, fazendo com que essa eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer outro dispositivo que esteja ligado a ele.


  • Por isso, é muito importante primeiramente se entender para qual função um nobreak será direcionado e observar a potência dos equipamentos que serão ligados, para determinar o tempo de autonomia, conseguindo atender e suprir as necessidades.

 

Nobreak Senoidal

 

O nobreak senoidal produz uma forma de onda senoidal pura e estável, bastante similar à forma da rede elétrica, garantindo uma energia elétrica de alta qualidade, sem distorções, ruídos elétricos ou harmônicas. Essa energia elétrica de alta qualidade é essencial e recomendada para equipamentos eletrônicos mais sensíveis, que exigem alimentação precisa e estável, para conseguir operar corretamente.
 

Outro ponto importante é que, um modelo senoidal possui geralmente recursos adicionais, como filtragem de ruídos, estabilização de tensão e proteção contra surtos elétricos, que garantem uma proteção bem mais completa para os equipamentos conectados.

 

 

Nobreak Semi-senoidal

 

Em uma situação onde ocorre a falta de energia no local, no momento da comutação existe um tempo de milissegundos antes da alimentação pelo nobreak.

Os modelos semi-senoidais permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o nobreak detecte um problema.

É nesse momento em que o nobreak passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele, graças a sua bateria, protegendo contra quedas bruscas, falta de energia ou surtos elétricos.

Como a faixa operacional padrão é geralmente restrita, o nobreak precisará recorrer à baterias, resultando em redução da autonomia e vida útil do equipamento, aos poucos.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, a principal diferença entre um nobreak senoidal e um semi-senoidal fica por conta da qualidade da energia elétrica que é fornecida aos equipamentos conectados.
Sendo o modelo senoidal o mais adequado para equipamentos mais sensíveis, que exigem uma energia elétrica de alta qualidade e estável para operar.

 

 

Encontre o modelo de Nobreak ideal para você na Ifontech!

 

Visite o site da Ifontech e encontre o modelo de nobreak ideal para seu negócio!

 

Nossa indicação!

 

- Modelo senoidal: Nobreak SMS Premium 1500VA Bivolt E/S, Wifi, Senoidal- 29501

 

- Modelo semi-senoidal: Nobreak APC Back-UPS 1500VA Bivolt 115V - BX1500BI-BR

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

 

Por Jonathan Brito | 05 de fevereiro de 2024