Impressora 3D

 

Como funciona o processo de impressão 3D?

02/01/2024

www-blogit-com-br-Como-funciona-o-processo-de-impressão-3D.jpg

A impressão 3D é uma tecnologia que vem tomando grande espaço no mercado, justamente por conseguir criar objetos tridimensionais a partir de um projeto digital. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo de impressão e como funciona.

 

Origens do processo de impressão 3D

Muitos devem não saber e nem imaginar, mas o processo de impressão 3D teve origem nos anos 80, com o processo de prototipagem rápida. Hoje, utilizam-se muito em indústrias, área médica e até na arte, isso graças aos avanços significativos em materiais e precisão disponíveis.

 

Transforme desenhos em objetos físicos, camada por camada

Todo processo de impressão 3D começa com um modelo digital, criado no computador. Esse desenho ou projeto é “fatiado” em várias camadas finas, que serão impressas sequencialmente, formando o objeto final.

 

A impressora basicamente lê o modelo digital e, com base nele, utiliza sua matéria-prima, camada por camada. Nesse processo, cada uma delas solidifica ao ser depositada, seguinte exatamente o projeto e design do software. E, ao final, temos o objeto tridimensional criado.

 

Métodos de impressão

Atualmente, existem diferentes métodos de impressão 3D: O FDM (modelagem por deposição fundida), SLA (estereolitografia) e SLS (sinterização seletiva a laser) são os mais comuns.

 

FDM: Uma impressora FDM 3D utiliza um filamento de plástico, o espremendo através de uma extremidade quente, derretendo-o e, em seguida, depositando em camadas na área de impressão. Todas essas camadas são fundidas juntas, se acumulando em toda impressão, para eventualmente formar a peça finalizada.

 

SLA: A tecnologia SLA é conhecida por sua manufatura aditiva, ou fotopolimerização. O princípio de funcionamento é simples, ela utiliza fonte de luz - laser UV ou projetor - curando a resina líquida até se tornar um plástico resistente.

 

SLS: A impressão por SLS é uma tecnologia que envolve a fusão de materiais em pó, utilizando um laser para formar um modelo 3D rígido. A maioria das empresas prefere devido à sua alta precisão e adequação para fazer produtos geometricamente complexos.

 

Os materiais utilizados por impressoras 3D podem variar, desde plástico, resina, metal e até concreto. Isso dependerá muito do objeto a ser impresso e do tipo de impressora.

 

Utilização no dia a dia

A sua aplicação no dia a dia é incrivelmente diversa. De peças de carro a próteses médicas.

Sem contar que sua tecnologia inovadora está transformando a manufatura, permitindo produção sob demanda, junto de personalização massiva. Reduzindo custos e tempo de produção.

 

Visite nosso site e conheça nossas opções em impressora 3D!

Ao acessar o site da Ifontech, você encontrará as melhores opções em impressora 3D, junto da melhor forma de pagamento adequada à você!

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

 

Por Jonathan Brito | 02 de janeiro de 2024