Notebooks

 

10 Dicas em como escolher o Notebook com processador ideal

27/02/2024

www-blogit-com-br-Dicas-de-como-escolher-o-Notebook-com-processador-ideal.jpg

Escolher o notebook com o processador ideal depende muito do uso que você pretende dar ao dispositivo. Aqui vamos listar algumas dicas gerais que podem te ajudar na hora da escolha!

 

1. Qual o uso pretendido:

Para um uso básico (navegação na internet, documentos) é indicado equipamentos que possuem: Processadores Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3.

Demandas um pouco maiores, como multitarefa e produtividade, é indicado: Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5.

Agora se o foco está na edição de mídia ou gameplay e jogos leves: o Intel Core i7 e AMD Ryzen 7 vão atender de maneira eficaz.

Já para processos mais pesados, como edição de vídeo, modelagem 3D, jogos exigentes: Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9 dão conta do recado.

2. Geração do Processador:

Opte por processadores mais recentes, pois geralmente oferecem melhor desempenho e eficiência nas tarefas atribuídas.

3. Número de núcleos e threads:

Quanto mais núcleos e threads, melhor o desempenho em multitarefa e tarefas mais pesadas.

Um núcleo é uma unidade de processamento independente dentro do processador. Cada núcleo é capaz de executar instruções de forma independente, o que significa que um processador com vários núcleos pode executar várias tarefas simultaneamente.

Uma thread, em termos simples, é uma sequência de instruções que pode ser executada pelo processador. Em sistemas operacionais modernos, cada programa em execução pode ter várias threads. Threads são usados para dividir tarefas em unidades menores e podem ser executadas simultaneamente em núcleos diferentes de um processador.

4. Clock speed:

Clock speed mais alto geralmente significa maior desempenho, mas a arquitetura do processador também é importante.

O clock speed em um notebook, assim como em qualquer outro dispositivo que utilize um processador, refere-se à frequência com que o processador realiza ciclos de instruções por segundo. É uma medida da velocidade do processador e é expressa em hertz (Hz), geralmente em gigahertz (GHz) para processadores modernos.

5. Gráficos integrados vs. dedicados:

Se você não pretende jogar jogos pesados ou realizar tarefas gráficas intensivas, os gráficos integrados podem ser suficientes. Caso contrário, considere um notebook com uma placa de vídeo dedicada.

Gráficos Integrados:


  1. Localização: Gráficos integrados estão incorporados na própria CPU (Unidade Central de Processamento) ou no mesmo chip que a CPU.
    Desempenho: Geralmente, os gráficos integrados têm desempenho mais modesto em comparação com soluções dedicadas.
    Uso comum: São comumente encontrados em laptops e desktops mais simples, como computadores para tarefas cotidianas, navegação na web e reprodução de vídeos.


Gráficos Dedicados:
 

Localização: Gráficos dedicados têm sua própria GPU separada, não compartilhada com a CPU. Isso significa que há um chip de processamento gráfico dedicado para lidar com as tarefas gráficas.
Desempenho: Geralmente, oferecem desempenho significativamente superior em comparação com gráficos integrados. São capazes de lidar com cargas gráficas mais intensivas, como jogos e aplicativos de design.
Uso comum: São comuns em computadores projetados para jogos, edição de vídeo, modelagem 3D e outras aplicações que exigem um alto desempenho gráfico.

6. Consumo de energia e refrigeração:

Processadores mais potentes tendem a consumir mais energia. Considere a eficiência energética e o sistema de refrigeração do notebook.

7. Marca e modelo:

Marcas confiáveis geralmente oferecem melhor suporte e qualidade. Verifique também análises de usuários e especialistas para avaliar o desempenho real do processador.

8. RAM e armazenamento:

Um processador rápido pode ser limitado por uma quantidade insuficiente de RAM. Certifique-se de que o notebook tenha RAM suficiente para suas necessidades. O tipo de armazenamento (SSD vs. HDD) também pode afetar a velocidade geral do sistema.

9. Compatibilidade de software:

Certifique-se de que o software que você planeja usar é compatível e otimizado para o processador escolhido.

10. Orçamento:

Encontre um equilíbrio entre desempenho e custo. Nem sempre é necessário o processador mais caro para atender às suas necessidades.

 

 

Lembre-se de que a escolha do processador deve ser feita considerando o conjunto de especificações do notebook e suas necessidades específicas.

 

As melhores opções em Notebook para ambientes corporativos estão na Ifontech!

Visite o site da Ifontech e encontre o modelo ideal de Notebook para você!

 

 

Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!

 

 

Por Jonathan Brito | 27 de fevereiro de 2024